segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Parabéns Sofia :D

Pois é, a minha miúda faz hoje 4 anos. Quase não dá para acreditar como o tempo passa, parece que ainda o mês passado estava grávida e agora já aqui tenho uma pirralha a querer mandar em mim ;P

Este ano resolvi ser eu a fazer o bolo dela. E só vos digo que foi uma aventura. Nunca pensei que fosse tão difícil. Também não ajudou a minha falta de confiança, o medo de correr tudo mal e no dia ter de comprar um bolo de emergência, para a miúda poder apagar a vela.

Perfeito não foi, mas embora estivesse chateada comigo mesma, por a massa ter partido e ter de levar um remendo, estar um pouco esborratado, porque de inicio não estava a conseguir controlar o spray, quando a Sofia chegou perto do bolo e disse, "Está tão giro o meu Panda!". Acho que olhei para o bolo com outros olhos e para primeira experiência até já não me pareceu tão mal.  


Fiz um bolo de Chocolate e Cougette. Na semana anterior fiz dois bolos para a Sofia decidir qual queria. Um de Chocolate e Courgette e outro de Chocolate e Beterraba. Ela gostou dos dois, mas acabou por escolher o primeiro.
Parece estranho mas resultam muito bem e é complicado adivinhar o ingrediente secreto. 


Cobri com creme de brigadeiro (uma delicia) e a pasta de leite que me disseram ser fácil de moldar como a americana e mais fácil de fazer. O meu único problema foi o bolo ser muito grande e a minha falta de experiência para pegar na pasta com o rolo e coloca-la em cima do bolo. Tenho a certeza que o que vou fazer no fim de semana para a festinha em família irá correr melhor :D

Para quem quiser experimentar este bolito aqui fica a receita. A receita que eu coloco aqui é para um bolo normal, mais pequeno do que aquele que fiz e que se vê na foto. Eu usei uma forma de 22x35 e fiz receita e meia.

Bolo de Chocolate e Courgette

100gr Chocolate 55% cacao
100gr Chocolate 70% cacao
100 gr Margarina
3 Ovos
125gr Áçucar
400gr Cougette (descascada e ralada)
100gr Amêndoa
200gr Farinha para bolos
1 Colher de sopa fermento em pó
2 Colheres de sopa de canela em pó

1. Pré aquecer o forno a 180º ;
2. Untar e forrar com papel vegetal um tabuleiro rectangular ;
3. Parta o chocolate em pedaços para uma tigela e junte-lhe a margarina. Leve ao Micro-ondas a derreter. Mexa com uma vara de arames até a mistura ficar uniforme ;
4. Numa tigela bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione o chocolate e misture com a vara de arames sem bater ;
5. Escorra alguma da água que a cougette ralada deita, mas não toda pois queremos alguma humidade no bolo ;
6. Junte a courgette ao creme e misture sem bater. Junte a amêndoa ralada e por fim peneire a farinha com o fermento e a canela ;
7. Misture bem e coloque no tabuleiro ;
8. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Verifique com um palito o centro, para ver se está cozido.

Bom apetite!

1 comentário: