quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Receita de Pão Alentejano na Bimby

Pão Alentejano na Bimby
A foto não é a melhor, pois este ficou um pouco cozido demais para o meu gosto. Quem me manda a mim ir ver televisão e não deixar o alarme do forno ligado?! :(  Bem, mas de sabor ficou igual a todos os outros que já fiz, um fantástico pão tipo alentejano a pedir uma manteiguita de alho ;P



Para quem já está cheio de vontade de experimentar aqui fica. Neste a Bimby dá uma ajuda quase indispensável, pelo menos para quem não quer dar cabo dos braços a amassar :)

Pão Alentejano

p/a massa de levedura:
  50gr de Água
  10gr de fermento padeiro fresco
  90gr de farinha tipo 65

p/ o pão:
  280gr de Água
  10gr Sal
  500gr de farinha tipo 65

Preparação da massa de levedura:
  Colocamos numa tigela a água morna e o fermento para desfazer. Depois juntamos a farinha e mexemos com a mão até fazer uma bola pastosa. Tapamos com película aderente e deixamos em local morno até dobrar (agora no inverno coloco a tigela enrolada numa manta e perto do aquecedor :) )

Quando a massa levedada estiver boa começamos a elaborar o pão:
  Colocamos no copo da Bimby a água, o sal e programamos 1,30Min / 37º / Vel 2. De seguida juntamos a farinha e a massa de levedada. Alguns segundos na velocidade 6 e depois perto de 4 minutos em velocidade espiga. Retiramos fazemos uma bola e colocamos numa tigela grande tapada com película aderente e deixamos ficar a levedar em local quente (1 hora e meia deverá ser suficiente). Moldamos então uma bola que colocamos num tabuleiro polvilhado com farinha. Fazemos um corte horizontal na bola mesmo a meio, e deixamos novamente dobrar (no inverno porque está frio, aproveito o aquecer do forno para ajudar a levedar, depois retiro e tapo com um alguidar até o forno estar quente). Vai ao forno a 200º durante 10 minutos e depois baixamos para 180º e fica mais uns 30 minutos. Aqui depende se gostam mais ou menos cozido.

Nota: Se quisermos fazer outro pão, noutro dia, sem ter de voltar a fazer a massa levedada, antes de moldar a bola para colocar no tabuleiro de forno, retiramos umas 150gr e guardamos no frigorífico.

Bom Apetite! 

7 comentários:

  1. Estou neste momento a fazer pela primeira vez seguindo aqui a tua receita, está agora a levedar, só espero sair-me bem hehehe,

    beijinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que já estejas deliciada a comer o pãozinho :D

      Eliminar
  2. Já comi e voou num instantinho mas não me saí lá muito bem Carla, talvez erro meu de primeira experiência com pão na bimby mas de Alentejano nada tinha hehehe. Coloquei agora no meu blog se quiseres ir espreitar...

    Beijinho e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ser igual ao verdadeiro é necessário um pouco mais de trabalho, pois a massa de levedura teria que ser alimentada diáriamente durante uns cinco dias e só depois usada para fazer o pão (para dar aquele gostinho especial que ele tem). Esta é uma versão rápida ao jeito da Bimby. Mas se fores conservando um pouco de massa para o pão seguinte, ele já vai ficar com o sabor mais próximo daquele que conhecemos :)

      Eliminar
  3. Gostei muito desse pãozinho;ficou com muito bom aspeto.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Carla Moura, pode-me explicar melhor como fazer o pão mais parecido com o original? ir alimentando a massa por 5 dias? não entendi bem...é que queria fazer mesmo um pão alentejano, aquele consistente e esburacado.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e desculpa a demora na resposta, mas a vida deste lado tem andado meio louca.
      Ora o isco que eu faço agora aqui em cada foi com base nos ensinamentos do Blog Zine de Pão. Os resultados são excelentes e conseguimos ter aquele sabor caracteristico e avinagrado do pão alentejano. Deixo-te o link... http://zinedepao.blogs.sapo.pt/4616.html

      Eliminar