segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Segredo para um pão mais fofo e rápido :D

Todos os pães que fazemos ficam melhores se usamos massa levedada. Crescem mais e ficam com uma melhor consistência. Mas muitas das vezes não há tempo para levedar massa e ainda levedar pão. No meu caso, que faço o pão á noite, tenho no máximo umas três horas para levedar o pão, ainda outra hora extra para a massa levedada já seria muito tarde e às 6:30 da manhã tenho que me levantar.

A solução é fazer uma dose grande de massa levedada que vamos usando durante a semana, para além de poupar tempo, poupamos também no fermento, pois só usamos uma dose pequena.

Primeiro arranjamos um tupperware grande tipo para uns 3/4 litros.
Lá dentro colocamos 250gr de Água e 10gr de fermento de padeiro fresco. Depois juntamos 450gr de farinha tipo 65 e misturamos tudo e tapamos o recipiente. Deixamos levedar em local quente, quando chegar ao topo colocamos no frigorífico e vamos utilizando durante a semana. Esta quantidade dá-me para fazer pão 4 vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário