quarta-feira, 30 de maio de 2012

Arroz de Pato

Arroz de Pato
Aqui fica o arroz de pato que faço cá em casa e que rende sempre muito.
Desta vez com a ajuda da Bimby :D

Arroz de Pato

2 peitos de pato congelado
1 cebola pequena
1 dente de alho
um naco de chouriço
alguns cogumelos
tiras de bacon
1 caldo de galinha
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho de soja
200gr arroz (aqui usamos a quantidade que quisermos adequada ao numero de pessoas, houve uma vez que fiz com 300gr, para encher uma travessa, fica com menos pato por dose, mas nem se nota)

Colocamos o pato a cozer numa panela apenas com uma pitada de sal. [Atenção ao sal nesta receita. Muito dos ingredientes já são salgados e como vamos usar a água de cozer o pato não convém colocar muito sal].
Depois de cozido, deixamos esfriar um pouco, tiramos a pele, desfiamos e reservamos.

Arroz de Pato
No copo da Bimby colocamos a cebola, o dente de alho, o chouriço e 15seg/vel5. Juntamos o azeite, o tomate, o molho de soja, algumas tiras de bacon [desta vez, em vez do chouriço resolvi colocar tiras de bacon a tostar por cima do arroz], cogumelos, o caldo de galinha e 5seg/vel5 e depois programamos  5min /varoma /velocidade de colher inversa.

Colocamos a borboleta, juntamos o arroz e cobrimos com água de cozer o pato. Programamos 15min /varoma /velocidade de colher inversa [se a água do pato ainda tiver quente 10 minutos chegam. Aproveitamos também esta fase para ver se necessita de sal].
Vamos mexendo de vez em quando para soltar o arroz do fundo e juntando mais água sempre que necessário. No fim juntamos o pato desfiado e mais 1min/vel.colher inversa para misturar.

Deitamos o arroz de pato num pirex ou numa travessa, colocamos o bacon ou o chouriço por cima e levamos ao forno a secar e a tostar. 

Desta vez não deixei tanto tempo quanto devia, pois o pessoal já se estava a queixar com fome, mas mais uns 15min e tinha ficado no ponto :P Mas de sabor ficou fantástico como sempre.

Bom apetite!

2 comentários: