terça-feira, 21 de maio de 2013

Pudim de Pão

Pudim de pão
Este fim de semana para comemorar o World Baking Day, que aconteceu no Domingo, fiz este pudim de pão bem guloso.

Desta vez adaptei a receita à Bimby e gostei. Sujei muito menos loiça ;P

Este é um pudim óptimo quando temos muita sobra de pão, já com uns dois dias, e que por já estar um pouco rijo só dá para torradas.

Tem uma consistência próxima do pudim de ovo. E na minha opinião é melhor fresco e de um dia para o outro. Aqui fica a receita para quem ficou curioso em experimentar.

Pudim de Pão

Pudim de pão2 Bolinhas endurecidas, com 1 ou 2 dias (cerca de 200gr)
750gr de leite meio gordo
casca de meio limão (só parte amarela)
200gr Açúcar
50gr Manteiga sem sal
5 ovos

para o Caramelo:
1/2 cup Açúcar
1/8 cup Água
algumas gotas de limão para o açúcar não cristalizar

Numa forma de pudim colocamos os ingredientes para o caramelo. Levamos a lume médio e deixamos. Vamos vigiando e mexendo a forma de vez em quando, mas sem mexer o conteúdo. Quando começar a ficar ligeiramente dourado retiramos do lume, pois ele vai continuar a cozer com o calor da forma e do açúcar e acaba por ficar mais acastanhado ao arrefecer. Rodamos a forma para espalhar o caramelo igualmente pelo fundo e laterais.

Fazendo o pudim com a Bimby:
No copo colocamos o leite, a manteiga e a casca de limão. Programamos 5min/ 50º/ vel2. Terminado o tempo juntamos o pão aos pedaços e deixamos amolecer um pouco.
Juntamos o açúcar e trituramos durante 1 minuto, indo da velocidade 4 à velocidade 7 progressivamente.
Colocamos na velocidade 4 e juntamos os ovos um a um. Finalmente mais 2min/ vel6.

E sem a Bimby:
Num tacho aquecemos o leite com a manteiga. Quando quente retiramos do lume e juntamos o pão partido em pedaços para amolecer. Quando amolecer passamos para uma tigela juntamos o açúcar, a raspa de meio limão e batemos bem com a batedeira. Sem parar juntamos os ovos e continuamos a bater até obtermos uma mistura homogénea. 

Deitamos na forma e levamos ao forno a cozer em banho-maria durante cerca de 40 minutos. Em alternativa eu ultimamente tenho cozido quase todos os pudins na panela de pressão, para mim é mais prático. Coloco uns 3 dedos de água na panela, algumas gotas de limão (para não manchar a panela). Coloco a tampa da forma de pudim. Forma dentro da panela e fecho a panela. Em lume médio. Quando ela começa a assobiar deixo ficar mais uns 20 minutos e está pronto.

Deixamos arrefecer a forma e levamos ao frigorífico umas 2 horas. 
Desenformamos e servimos :)


Quer seja World Baking Day ou não, vão para a cozinha e façam algo guloso, é óptimo para o espírito :D

Sem comentários:

Enviar um comentário