domingo, 8 de setembro de 2013

Risotto de Abobora

Risotto de Abobora
Este risotto foi inspiração de um episódio que vi do programa do Nigel Slater, onde ele, de um resto de sopa de abóbora fazia um risotto rápido.

Adorei a ideia, e tinha que experimentar! 

Quando faço sopa cá em casa sobra sempre um pouco que acaba muitas vezes por ir para o lixo. 
Usando a receita dele fiz um puré de abóbora super simples. Apenas abóbora cozida em pouco água e algum tempero. Depois de servir 3 tigelas sobrou uma quarta que guardei no frigorífico para usar mais tarde neste risotto. O resultado foi tão bom que tenho que experimentar com outros vegetais.

Risotto de Abobora

Uma tigela de sopa de puré de abóbora
500ml água quente
1 chalota ou cebola pequena
Arroz arboreo para 3 (uso cerca de 180gr)
uma chávena de parmesão ralado
azeite, sal e pimenta q.b.

Num jarro juntamos o resto de sopa com a água quente.
Ao lume num tacho refogamos ligeiramente a cebola no azeite. Juntamos o arroz e mexemos um pouco. Juntamos duas conchas de água de abóbora e deixamos o arroz absorver. Apartir de agora não mexemos o arroz, agitamos apenas o tacho e vamos alimentando o arroz com liquido sempre que começa a secar. A meio da cozedura rectificamos os temperos e quando a água estiver a terminar verificamos o grão de arroz para ver se está quase cozido. Quando estiver praticamente no ponto juntamos 3/4 do queijo e envolvemos bem no arroz. Tapamos o tacho, desligamos o lume e deixamos repousar uns 5 minutos. Servimos polvilhado com o restante parmesão.

Bom apetite! 

2 comentários:

  1. Não costumo utilizar a abóbora fora das sopas, mas fiquei com vontade de experimentar :) Ficou com um aspecto delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar