quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Doce de Abobora

Doce de Abobora
Depois de um mês de ausência estou de volta. Tinha imensos planos para o mês de Outubro aqui no blog, mas não andei bem, e não consegui encontrar disposição à noite para escrever, mas nos próximos dias vou tentar contar um pouco do que se passou na minha cozinha neste último mês. 

Como já vem sendo hábito aqui em casa nos últimos anos, compro sempre uma abóbora no mês de Outubro para escavar e iluminar para o halloween. Com o interior consigo fazer imensos e deliciosos doces. Este ano deu para fazer alguns frascos de doce, tarte, bolo e queques.
Hoje deixo-vos aqui o doce de abóbora, que para ser sincera foi o melhor que fiz até hoje. 
Usei a forma tradicional em vez da Bimby. Pode ser mania minha, mas para mim o verdadeiro sabor necessita de um tacho ao lume e uma colher de pau para mexer ;P 

Doce de Abóbora

1200gr de Abóbora descascada e cortada em cubos
700gr de Açúcar
Sumo de uma laranja
1 pau de canela

Colocamos tudo da panela e levamos a lume médio. De uns dez em dez minutos mexemos um pouco. Ao fim de 35/40 minutos a abóbora já deve estar macia. Retiramos o pau de canela e com a varinha mágica passamos o doce. Deixamos um pouco mais em lume brando. 
Testamos para ver a consistência. Colocamos um pouco num prato e passamos a colher pelo meio, se fizer estrada significada que está bom e podemos desligar do lume.

Colocamos em frascos previamente esterilizados.
Em metade do doce resolvi juntar pinhões. Misturei bem e enchi os restantes frascos. Esta mistura ficou muito boa.

Divirtam-se na cozinha!

Sem comentários:

Enviar um comentário