quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Scones Simples

Scones Simples
Para o pequeno almoço ou um lanche rápido e delicioso!

Acreditem que mesmo na correria das manhã aqui de casa é possível. Apenas uns 15 minutos de preparação e depois enquanto estou no banho os Scones estão a crescer no forno. 

Nos últimos meses tenho feito esta receita várias vezes e resulta sempre. Os Scones crescem muito bem e ficam tão fofos. 


A minha mãe está sempre a pedir-me para por esta receita aqui porque ela nunca se lembra das quantidades, por isso Mãe esta é para ti *xuac


Scones Simples
Scones Simples

3 Cups de farinha sem fermento T65
2 Colheres de chá de fermento para bolos
1 Colher de chá de sal
3 Colheres de chá de açúcar
80gr de Manteiga sem sal, bem fria e cortada em cubos pequenos
1 Cup + 1/4 Cup de Leite meio-gordo


Ligamos o forno a cerca de 190º.
Forramos um tabuleiro com papel vegetal e reservamos.
Numa tigela colocamos a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Misturamos levemente com as mãos. Juntamos os quadrados de manteiga fria e com as pontas dos dedos vamos misturando com a farinha, tentando obter uma areia grossa. Requer paciência, mas em cerca de cinco minutos deve ficar pronta.
Agora com a ajuda de uma colher de pau, juntamos o leite e vamos envolve-lo com a farinha. Não devemos mexer demais. Apenas o suficiente para começar a descolar das paredes da tigela.
Colocamos a massa sobre uma superfície enfarinhada, e tentando não amassar formamos uma base com cerca de 2 a 3 centímetros de altura.
Com um cortador ou um copo enfarinhado cortamos círculos de massa. Ou então com uma faca cortamos a massa em quadrados. [Comigo os círculos resultam melhor].
Colocamos no tabuleiro, pincelamos com leite e levamos ao forno já quente durante cerca de 20 minutos, até ficarem dourados.

Colocamos um pano sobre um tabuleiro e sobre ele os Scones acabados de sair do forno. Tapamos com a outra metade do pano para manter os Scones quentes e fofos durante mais tempo . [Embora cá em casa nunca durem muito ;P]

Cá em casa os gulosos acompanham com doce, nutella, manteiga ou fiambre.

Scones Simples
Notas:
Usei os copos dos Cups, em que 1 Cup = a 250ml ou =  a uma caneca média para o café com leite aqui em casa :)
* Tudo depende do tamanho dos círculos, mas geralmente aqui em casa consigo fazer entre 10 a 12 Scones.
* Depois de cortarem os primeiros, ao estenderem de novo a massa, não lhe mexam/amassem demasiado, é esse o segredo para eles crescerem mais.  


Experimentem que vão adorar!

Sem comentários:

Enviar um comentário